
O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, assistiu no Palácio do Planalto à reportagem do "Jornal Nacional" que levantou a possibilidade de problemas mecânicos no avião da TAM que se acidentou
As imagens foram veiculadas pelo Jornal da Globo. Mais tarde, Garcia acusou a Globo de gravar as imagens de maneira "clandestina" e disse que seu gesto foi de "indignação" contra quem culpou o governo Lula pelo acidente.
Vamos aos comentários.
Segundo, é inegável que esse governo tem um viés autoritário em relação à atividade da imprensa. Imagens captadas de forma “clandestina”!!! Hahaha! Conta outra.
Terceiro, sobre se a culpa é ou não é do governo, transcrevo a declaração do Presidente Lula: “Não importa discutir causas. A responsabilidade pela solução dos problemas é do governo, e disso não podemos fugir.” Ora bolas, faz 10 meses que o problema aéreo se apresenta de forma cotidiana ao governo e à nação. Se nada foi feito até agora, restam duas alternativas: conivência ou incompetência.
Por fim, os gestos obscenos do assessor especial de Lula e de seu auxiliar mostram uma faceta humana da vida privada horrorosa, mas muito real: o alívio por se livrar da culpa por algo ocorrido. Contudo, o que é permitido ao homem em sua vida privada nem sempre o é para o de vida pública. Caso o senhor Marco Aurélio queira saber mais sobre o assunto, aconselho a ler Maquiavel e Max Weber. Bibliografia indispensável para alguém se que coloca na posição de assessor especial de um Chefe de Estado.
Um comentário:
Meu falecido pai com certeza diria: "Patifes! Onde já se viu tamanha falta de compostura?"
E eu digo: Gentalha! Dá pra acreditar que estavam no Planalto?
Postar um comentário