terça-feira, 27 de março de 2007

Justiça Implacável


Justiça demora 2 anos para decidir sobre furtos de R$ 1 (Folha de S. Paulo)

Não são raros os depoimentos na mídia sobre a impunidade no Brasil. De A a Z, todos relacionam a crescente violência nos centros urbanos brasileiros à impunidade estrutural no Brasil. Não é por acaso que vire-e-mexe surgem iniciativas para aumentar as punições previstas no Código Penal ou, mais em voga na atualidade, diminuir a idade mínima para que o jovem infrator responda criminalmente por seus atos.

Pois bem, hoje, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria que evidência que as coisas estão mudando aqui em Pindorama. Revela o diário paulista, com base em pesquisa realizada pela promotora Fabiana Costa Oliveira Barreto, que o Estado não está para brincadeira e investiga e pune com severidade aqueles que ousam sair da linha. Malandros tremei! Afirma a matéria que "
Levantamento em cinco capitais - São Paulo, Recife, Porto Alegre, Belém e Distrito Federal - identificou ao menos seis casos de pessoas processadas pelo furto de objetos no valor de R$ 1. Quatro delas foram presas e passaram ao menos um dia na cadeia." Espero que o Estado respeite a proporcionalidade da detenção em relação ao montante subtraído. Mensaleiros tremei!

Curiosamente, o citado jornal ridiculariza o esforço do Poder Judiciário em dar resposta à sociedade, vítima última desses bárbaros crimes. Que coisa bizarra, caríssimos leitores! Afinal de contas, é para acabar com a impunidade ou não? Se sim, como afirma um amigo de longa data: "é de baixo que se começa". Nota 10 para a Justiça. Aguardo os digníssimos magistrados para um chá na Casa Verde. Precisamos conversar à respeito.

PS.: A imagem acima foi capturada do blog BiBi FonFon. Espero que os créditos sejam suficientes para evitar a mão pesada da Justiça.

Nenhum comentário: