quarta-feira, 28 de março de 2007

Opa, que eu ajudei a comprar essa bola!


Nas eleições proporcionais brasileiras a coisa funciona mais ou menos assim: o eleitor vota em um candidato ou, se preferir, na sigla do partido político de sua preferência. Depois a justiça eleitoral reuni o montante de votos manifestados na referida eleição, divide pelo número de vagas em disputa e estabelece o coeficiente eleitoral. Isto é, o número de votos necessários para todo e cada partido político eleger um candidato. Depois de verificar o coeficiente eleitoral, agora a justiça eleitoral verifica o número de votos atribuídos a cada um dos partidos políticos, divide pelo coeficiente eleitoral e determina o número de candidatos que cada partido elegeu naquele pleito, esse número é o coeficiente partidário. Os candidatos que tomarão posse dos cargos em disputa são aqueles mais bem votados em cada partido, respeitando os respectivos coeficientes partidários.

Acontece, e não tão raramente, que alguns eleitos não atingem nem uma ínfima parte, mas como são muitos os candidatos unidos sob a bandeira do partido, a soma de todos acaba conseguindo eleger um. Magnífico! A união faz a força e, neste caso, a coletividade partidária elege um companheiro que irá representar os interesses daquele grupo. Upa! As minorias serão representadas! Que ótimo, né? Seria se dias após os resultados o indivíduo favorecido por essa matemática toda não resolvesse se unir a outro grupo, em geral a maioria, abandonando os antigos companheiros. Em outras palavras, é como se o coleguinha pegasse a bola comprada com a vaquinha de todo mundo, mudasse de bairro, levasse a bola e deixasse os antigo vizinhos chupando dedo. Você acha isso certo? Pois é, mas era isso mesmo que acontecia. Coisa de doido, né? Pois é, o jeito é aumentar a população residente na Casa Verde.

Agora, o TSE revolveu que isto é errado. Está vendo, meu filho, é errado. Se o coleguinha resolver mudar de bairro e brincar com novos amigos, deverá antes devolver a bola comprada em conjunto com os velhos companheiros.

Agora sim, todo mundo vai entender como é que funciona a tal eleição para deputado.Viu como você tinha razão. Parece que eles recobraram a razão. Finalmente, novas vagas na Casa Verde.

Nenhum comentário: