quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Exemplo

Em uma época onde todos potencialmente estão sob a vigilância do Big Brother, Michel Phelps, ganhador de oito ouros olímpicos nos Jogos de Pequim, foi flagrado usando maconha em uma festa na Universidade da Carolina do Sul. O que convenhamos não é um comportamento que deve ser encorajado, mas que também está longe de ser um pecado capital.

Phelps, que em junho próximo completará 25 anos, provavelmente fez o que Bill Clinton confessou – parcialmente – que fez (se alguém, além da falecida velhinha de Taubaté acredita naquela historia de fumar e não tragar, mil perdões) e que muitos de nós também fizemos. Dar “um tapinha” em uma festa de Universidade só pra ver “o de qualé”. Pois bem, em decorrência do maldito dedo-duro digital que vendeu as fotos da festinha para um tablóide inglês, Phelps foi suspenso por três meses de qualquer competição e perdeu um patrocínio da Kellogs. Além dele, li também que oito outros festeiros teriam sido presos pela polícia da Carolina do Sul.

Toda essa polêmica me fez pensar em alguns desportistas imortalizados em nossa memória que embora gênios do esporte estiveram longe de ter comportamento exemplar ou de desfrutar de ilibada reputação. Fico imaginando se Garrincha jogasse hoje. Minha Nossa, quantas fotos dele iriam aparecer na Internet! Será que ele poderia jogar na seleção brasileira com esse perfil? Será que a Adidas ou a Nike topariam patrociná-lo? E para não ficar apenas nele, cito George Best, considerado como um dos melhores jogadores de todos os tempos (sem dúvida o melhor britânico), mas que não conseguia se distanciar do uísque e das farras. Best, que morreu em decorrência do consumo abusivo de álcool foi também alvo dos tablóides. Após sua morte, foi homenageado de várias formas em seu país, a Irlanda, inclusive sendo a estampa da nota de 5 libras irlandesa, contudo eu duvido que hoje teria algum contrato de patrocínio de qualquer grande marca.

Pois é Phelps, não basta ganhar 8 medalhas de ouro em uma olimpíada, dar a volta ao mundo várias vezes nos treinamentos de uma vida de dedicação. Tem que ser também o genro ideal da mãe da miss!

Fico por aqui com uma celebre frase de Best: "Em 1969, eu desisti das mulheres e do álcool. Foram os 20 piores minutos da minha vida" – George Best

Nenhum comentário: