terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

"Agendas de Benedita"


Na próxima quinta-feira, dia 05 de fevereiro, a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, será a primeira autoridade brasileira a encontrar-se com o novo presidente dos EUA, Barack Obama.

A Secretária viaja nesta terça-feira para o evento em que serão discutidas políticas socais e raciais em um encontro entre os líderes negros e representantes do Congresso norte-americano. Ela está muito feliz com a possibilidade de parabenizar o novo presidente dos EUA "Deus me deu esta oportunidade, e estou indo muito feliz da vida” disse ela ao Globo.

Bem, pelo que me lembro, da última vez que Deus deu uma oportunidade destas à Benê, ela teve que devolver o dinheiro das passagens e das diárias ao erário público e deixar a Secretaria Especial da Assistência e Promoção Social do Governo Federal. Na época eu e um amigo cunhamos a expressão “Agenda de Benedita” em alusão ao fato. A expressão cabe em toda a ocasião em que uma justificativa para a ausência do trabalho - principalmente quando às custas do próprio escritório - se mostra pouco convincente. Por exemplo:

- Por que o Saraiva não vem trabalhar na quinta e na sexta-feira?
- Rapaz, ele participará de um evento com lideranças locais para prospecção de potencialidades de projetos futuros em Fortaleza e vai emendar com o final de semana!
- Ah, esse Saraiva é cheio de Agendas de Benedita!!!!

Entenderam o espírito da expressão?

2 comentários:

Leo disse...

Hahahahaha. Boa. Boa. Faltou falar que agendas de Benedita sao mais fortes (e mais comuns) nas vesperas de feriados, micares e carnaval.

Ah, tem tambem a variante da Agenda de Benedita: a agenda de Sid Gomes. Isso acontece quando o cara consegue articular de levar a mulher/namorada (sogra?) numa dessas viagens de trabalho.

-Saraiva o que vc foi fazer no Chile?
-Rapaz, participei de um encontro de gestores educacionais para a promocao da lingua tupi-guarani que acabou na quinta.
-Ue, sua esposa nao tava no Chile tambem?
- Pois eh. Acabei ficando por la mais tempo porque queria observar o terceiro encontro pan-americano de mulheres afro-indigenas manetas - que por acaso - ela tambem estava participando.
-E essa caixa de vinho chileno aqui? Tavam vendendo no seminario?
-Nao. Aproveitamos para dar uma voltinha nas viniculas que ficam a 1.000km de Santiago.

Anônimo disse...

Tenho um ëvento"em Porto Alegre entre 5 e 8 de maio. Quem tal curtir um friozinho em Gramado, entre 8 e 10 de maio,hein, DR. Bacamarte...
Dona Encrenca.