terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Coisa feia!

Advirto aos leitores que sou nascido e criado em Brasília e, portanto, tenho todo o direito de criticar a minha cidade sem que isso autorize aos não brasilienses (naturais ou naturalizados) a fazerem o mesmo. Feita a advertência, comemoro a opinião do Superintendente do Iphan em considerar o projeto da Praça da Soberania, de autoria de Oscar Niemeyer, ilegal, por ferir, na avaliação do órgão, um dos artigos do tombamento da cidade: o que proíbe edificação nos canteiros centrais do Eixo Monumental.

A maquete da Praça é sem dúvida a coisa mais feia em que eu já pus os olhos. Um obelisco de 100 metros de altura sem o menor cabimento. E mais, além de feia pra dedeu, a coisa iria provavelmente (e Deus queira que não seja construída) custar os olhos da cara!

Sinceramente, depois de sofrer o inferno nas salas de aula do minhocão da UnB, nos prédios da Espanada dos Ministérios e em outros monumentos muito belos, mas completamente disfuncionais de autoria do Oscar Niemeyer, me agrada muito a idéia de alguém mais começar a contestar a genialidade do arquiteto de Brasília.

4 comentários:

Leo disse...

ahhhh, mudou o layout. Bacamarte 2009 sob nova direcao.

Dr. Simão Bacamarte disse...

A direção é a mesma, apenas o layout foi modificado para justificar o pagamento milionário de uma consultoria de marketing e publicidade. hahaha!

Edrisse disse...

Bem, vamo começar pela polêmica...pra começar, eu nem tinha percebido a mudança do layout..hahahahaha....
Sobre o Niemeyer...eu tb estudei na Unb e tb trabalhei na Esplanada. Acho que a tal da praça representa o que o Niemeyer sabe fazer melhor: monumento. Ninguém vai trabalhar no dedão (sim, já arrumei apelido pro troço!). Agora, eu acho mesmo uma inutilidade aquele gramadão todo...uma pracinha vem bem a calhar...

Fabiano Lima disse...

Bem se é para ter praça que seja algo agradável. Detesto as praças do Niemeyer, cheias de espaço vazio, concreto, concreto e concreto... não tem árvores nem locais onde possamos nos proteger o sol inclemente ou da chuvas torrenciais que se revezam neste clima "agradável" do Planalto Central.