sexta-feira, 21 de setembro de 2007

The American Dream


Está em discussão no Congresso estadunidense proposta de lei de autoria do senador Richard Durbin (Dem-llinois) que permitiria aos imigrantes ilegais, que cursam o segundo grau, obter status legal permanente caso fizessem dois anos de faculdade ou servissem com mérito as forças armadas durante pelo menos dois anos.

A idéia não é nova. Já na Roma Antiga estrangeiros eram alistados nas Legiões antes de tornarem-se membros da sociedade. A França ainda mantém a sua Legião Estrangeira em operação. Defensores da proposta argumentam que os imigrantes referidos pelo projeto cresceram nos Estados Unidos, estão socializadas como norte-americanas, têm sua educação paga por impostos americanos e no momento em que elas estão prontas para se tornarem membros produtivos são deportadas; o que não faz o menor sentido.

Pelo visto, o projeto da lei, já conhecido como "Dream Act" poderia ser chamado na verdade de “Dream Bill Act". Seria o preço de viver o american way of life. Por enquanto, a proposta visa apenas os imigrantes ilegais com nível médio, mas pelo andar da carruagem, com o Império se envolvendo cada vez mais em conflitos pelo mundo afora, nada impede que esse alcance seja estendido a outras classes de imigrantes ilegais. Creio que para muitos, que já vivem em guerra cotidiana contra a fome e a miséria é um preço até que razoável. E você, quer pagar quanto?

2 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, o negócio já dura desde março. Senti falta da sua teoria mais famosa: a do "imutável"

Fabiano Lima disse...

De fato, ainda não foi o momento de revelar ao mundo a teoria do ser imutável. Chegará o tempo em que será dada as circunstâncias propícias para tal revelação.