domingo, 9 de setembro de 2007

De volta...


Voltando de viagem aos poucos vou tomando pé das movidades ocorridas no Brasil durante minha ausência. É impressionante quantas coisas ocorrem em um período tão curto. Soube, por exemplo, que o Presidente Lula fechou o Programa Primeiro Emprego. Aparentemente, o governo se convenceu que o problema não era falta de incentivo às empresas e sim a falta de qualificação dos jovens.

Bem, é muito bom quando alguém reconhece que errou e tenta consertar. Lembro-me que ainda na campanha eleitoral, em setembro passado, o mesmo Programa era exaltado como se fosse algo novo e revolucionário. Um ano depois está aí, enterrado! Quem será que fez uma avaliação tão contunde, em tempo tão curto, capaz de alterar a percepção do Governo sobre algo que ele pensava ser tão bom? Estranho, né? Quanto dinheiro foi gasto, principalmente em propaganda institucional, nesse tempo todo?

Mas o pior pode ainda estar por vir. Os jornais afirmam que o Presidente pretende aumentar a área de atuação do bolsa-família, procurando incluir esses jovens. Assim, o Governo Federal desistiu de gerar emprego e vai só dar dinheiro, sem contrapartida, sem exigir que se qualifiquem, tornando-os dependente do governo de ocasião. Preocupante, não?

Nenhum comentário: