quarta-feira, 12 de setembro de 2007

"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."


Acabo de saber que o senador Renan Calheiros foi absolvido pelo plenário do Senado Federal da acusação de ter usado um lobista para pagar contas pessoais. Por 40 votos pela absolvição, 35 pela cassação e 6 abstenções, Renan continuará com o seu mandato.

Os favoráveis à cassação dirão que as 6 abstenções poderiam ter mudado o resultado. Já os contrários poderão dizer que elas poderiam ter ratificado o resultado obtido e ressaltado a opinião do plenário. O certo é que os seis senadores não se pronunciaram e com isso deixaram para os demais a decisão.

O dicionário Houaiss, em sua versão on-line, define abstenção como "ato ou efeito de abster(-se); privação. (1) recusa voluntária de membro de assembléia de intervir, como participante, em discussão, deliberação, decisão etc. (2 ) Rubrica: termo jurídico. repúdio, declaração de que não se quer alguma coisa (3) Rubrica: política. renúncia do eleitor ao direito e dever de votar.

Imagino as razões para abstenção de tantos senadores. Afinal de contas foram apenas uns 120 dias de debate sobre o tema. Algo como umas 2.880 horas para que os senadores meditassem, refletissem e formassem uma opinião a respeito das acusações feitas ao Presidente do Senado. Mas não, 6 senadores prefiriram ficar em cima do muro. Pena não sabermos quem são. Pena maior, serem esses mesmo senadores frutos de eleições com voto obrigatório. Quem sabe se o voto em nossa democracia não fosse uma obrigação, o resultado desta sessão seria outro. Talvez.

De resto, para quem tiver estomago a pizza está servida.

Obs.: o título deste post é retirado da Biblía. Apocalipse, 3:16

2 comentários:

Leonardo Peter disse...

Novamente uma de nossas casas legislativas serve pizza...
E no grande acordo para salvar o Renan, muitos deles devem ter pensado que esse julgamento poderia abrir um precedente para que amanhã fossem eles os indiciados: afinal que mal há, no Brasil, usar um lobista para pagar contas e ter uma amante (isso é parte da nossa cultura e o nosso povo vai entender...)
Justiça, nesse caso, só há divina.
E complementando o título do post: "Hoje dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, mas não sabes que, na verdade, tu és infeliz, miserável, pobre, cego e nu" (Apocalipse, 3:17).

Unknown disse...

Esperança? Que Abraham Lincoln esteja certo: "Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda!"