quinta-feira, 10 de maio de 2007

Gastos "de"correntes.

Ontem foi dia de festa nos gabinetes do Congresso Nacional. Depois de alguns meses de indefinição e pressão da opinião pública, os deputados federais, enfim, conseguiram aprovar um aumento de 28,53% para os seus próprios proventos. E para não serem acusados de egoísmo, extenderam o aumento ao Presidente, Vice-presidente e Ministros de Estado.

Os sabichões aproveitaram a chegada do Papa ao Brasil, fato que naturalmente atrai a atenção da mídia e da população, para decidirem em votação simbólica aumentar seus próprios salários. O que será que o Papa diria sobre a nobre estratégia dos parlamentares?

Agora vem a parte que eu achei a melhor: chamado a comentar o aumento salarial aprovado pela Câmara dos Deputados, o Ministro da Defesa, Waldir Pires, declarou: “Quando um ministro termina de pagar as coisas que decorrem do fato de ser ministro, fica com R$ 4 mil ou R$ 5 mil. Não tem sentido. Um gerente qualquer tem um salário melhor que um ministro.”

Primeiro fiquei intrigado, o que será essas “coisas” que os ministros pagam que decorrem do fato de serm ministro e que justificariam um adicional? Eu não tenho a mínima idéia, mas tendo em vista que o salário atual dos Ministros de Estado é de R$ 8.362,00, conclui-se que elas consomem metade do dinheirinho de “suas excelências”. Estou curioso, o que será? Moradia? Alimentação? Transporte? Vestuário? Imposto de Renda? Não não pode ser. Se for, devo lamentar ao Ministro pois, depois de eu pagar as coisas que decorrem do fato de ser “eu”, não sobra é nada!

Depois cai na gargalhada com a comparação com o tal “um gerente qualquer”. Não sei se “um gerente qualquer” depois de pagar as coisas que decorrem do fato de ser "um gerente qualquer" ainda fica com algum dinheiro para pagar coisas não decorrentes do fato ser "um gerente qualquer", o que sei é que se ele se demonstrar tão competente e responsável quanto o citado Ministro, o seu salário será de R$ 0,00. Ou será que alguém dúvida que incompetência na iniciativa privada dá demissão por justa causa?

Mas o que se esperar de um Ministro da Defesa que afirma que não é responsável pela crise aérea dos últimos meses e que “a responsabilidade é dos acontecimentos”. Será que ele aprendeu com o Presidente (clique aqui). Socorre, Jesus!!!!

Eu adoro os comentários do Ministro da Defesa. Já reservei vaga para Sua Excelência na ala nobre da Casa Verde.

Nenhum comentário: